“Não me vejo fazendo outra coisa a não ser historiar”, Luiz Antônio Pinto Cruz

PHOTO-2018-09-28-14-35-06.jpg

Luiz Antônio durante entrevista

Alexandre Wendel no Fala Povo, entrevistou o historiador Luiz Antônio Pinto Cruz, que falou sobre história. “Eu não me vejo fazendo outra coisa a não ser historiar. Historiar enquanto ensinar, historiar em quando pesquisa. A gente quando nutre o olhar de historiador, consegue desvendar varias coisas nas relações sociais”, fala Luiz Antônio sobre sua profissão.


Luiz falou sobre sua pesquisa de Sergipe na segunda guerra mundial que é a sua tese de doutorado. “A segunda guerra mundial marca a sociedade sergipana de diversas maneiras, desde que acontece no mar e na relação entre a cidade e as coisas que chegaram nestes navios”, aborda.


Durante a entrevista ele falou sobre nomes que honraram Sergipe e o Brasil no “front” italiano, “embora são nomes que estão esquecidos. Mas tem grupos de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe que estão fazendo pesquisa sobre estas personalidades” ainda na entrevista ele falou sobre tragédias e oportunidades na costa brasileira e muito sobre o cenário sergipano diante segunda guerra.


Interessou pelo tema? Acesso nosso podcast de numero 167 e acompanhe entrevista completa.