“A Inteligência emocional serve para todas as pessoas”, diz Amanda Souto

44e7d5c1-f00f-4093-8a26-e03d176c93d9.JPG

Amanda Souto

“A inteligência emocional não é apenas para uma pessoa que está angustiada, o fim da inteligência emocional é você saber lhe dar com as suas emoções e com a emoção do outro. E a inteligência emocional mais desenvolvida vai trazer muitos ganhos para a vida da pessoa. A inteligência emocional não é controlar a emoção, é como você vai se portar com a emoção que chega. Você ter uma autoconsciência de como você irá reagir”, explica Amanda Souto em entrevista ao Programa Fala Povo.


Amanda Souto explica que nosso cérebro é dividido em dois lados: o direito é o lado emocional e o lado esquerdo que é o racional. “A inteligência emocional é aprendível, a inteligência emocional é uma capacidade que você pode adquirir tanto na infância como na idade adulta, então dá para a pessoa trabalhar isso”.


Sobre o fracasso, ela diz “temos que fracassar um pouco mais, pois o fracasso é necessário, é uma forma de aprendermos como não fazer, e isso acaba sendo um aprendizado e o objetivo é fazer de novo de uma maneira diferente”.


Ainda na entrevista ela falou sobre testes para trabalhar a inteligência emocional da criança, falou sobre ansiedade, empatia, sobre como melhorar, técnicas de respiração entre outros assuntos.


Amanda Souto é formada em direito e pós-graduada em direito publico. Gostou do tema? Achou interessante? Ouça a entrevista completa no podcast numero 161.