Nota Pública de Pesar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE / CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS / DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO / CURSO BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

É com imensa consternação e pesar que o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe recebe a notícia da destruição de mais de 20 milhões de itens de caráter informacional, científico e cultural, componentes do acervo do Museu Nacional.


Esta tragédia de dimensões mundiais, que fere diretamente a identidade de cada brasileiro, não foi um mero acidente, mas um dos efeitos do descaso das autoridades constituídas com a coisa pública e com a preservação da nossa memória.


Denunciamos que inúmeras outras Unidades de Informação no país e, particularmente, em nosso Estado correm o mesmo risco, visto que se encontram em situação de precariedade em suas estruturas de manutenção, segurança e preservação.


Recomendamos fortemente às autoridades constituídas que assumam suas responsabilidades com a nossa cultura, memória e identidade, o que não é apenas uma questão orçamentária, mas de vontade política, além de formação de equipes com capacidade técnica e gestora.


Nós, enquanto, docentes e pesquisadores da Ciência da Informação, cumprindo o nosso papel de formadores de profissionais da informação, alertamos a população que eventos semelhantes a este poderão vir a se repetir em breve, devido à precariedade de nossas bibliotecas, museus, arquivos públicos e centros culturais que se encontram em risco iminente.

 

São Cristóvão, 03 de setembro de 2018.
*Docentes e Pesquisadores do Departamento de Ciência da Informação*